Quatro tipos de estratégias para mercados internacionais

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Para criar uma estratégia verdadeiramente global, uma corporação precisa
passar por três estágios separados. Em primeiro lugar, a corporação deve
desenvolver sua estratégia central, que é a base de sua vantagem estratégica
sustentável. Em segundo lugar, deve internacionalizar sua estratégia central por
meio da expansão internacional de suas atividades. Em terceiro lugar, a
corporação precisa globalizar sua estratégia internacional integrando a
estratégia em diferentes países para alavancar seu potencial global. Durante as
últimas décadas, corporações multinacionais e transnacionais implementaram
estratégias globais para lidar com as mudanças contínuas em todo o mundo. A
este respeito, a Nissan Motor Company provou ser um caso de estudo valioso.
A Nissan Motor Company foi estabelecida na cidade de Yokohama, província de
Kanagawa, em 1933. Hoje, a Nissan fabrica veículos em 20 países do mundo e
fornece produtos e serviços em mais de 160 países. Apesar da crise econômica
e financeira, a produção global e a receita líquida aumentaram continuamente
no período 2009-2011. A Nissan foi a única montadora japonesa altamente
competitiva na indústria automobilística global. Por outro lado, uma aliança era
essencial para as corporações que buscavam um crescimento sustentável de
longo prazo. Em março de 1999, L. Schweitzer, presidente e diretor executivo da
Renault, e Y. Hanawa, presidente e diretor executivo da Nissan Motor Co.,
assinaram o acordo de parceria global.